A VW já confirmou o lançamento dos seus primeiros veículos eléctricos para 2013, prevendo a marca que, até 2018, 3% das suas vendas globais provenham de modelos de motorização eléctrica, o que é sem dúvida um número interessante.
Em conferência de imprensa, o presidente executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou que a marca alemã prepara uma forte ofensiva de modelos com zero emissões, com o lançamento das versões eléctricas do futuro citadino Up!, Golf e Jetta, respectivamente E-Up, o E-Golf e o E-Jetta.
A marca alemã revelou recentemente o Golf blue-e-motion, protótipo equipado com um propulsor eléctrico capaz de debitar 115 cv e um binário máximo de 270 Nm, com a marca alemã a anunciar uma velocidade máxima de 140 km/h e 11,8 segundos no arranque dos 0-100 km/h. A autonomia anunciada é de 150 km.
As baterias que alimentam o motor eléctrico encontram-se alojadas no fundo da bagageira permitindo, ainda assim, um volume na bagageira de 237 litros, menos 113 litros que um Golf de motorização convencional.
A partir de meados do próximo, a Volkswagen dará inicio ao programa de testes de estrada com um total de 500 unidades e, em 2013, o Golf blue-e-motion chegará aos concessionários com o lançamento da sétima geração do modelo.
A mesma tecnologia será utilizada na versão de produção do Seat IBe, protótipo de um veículo eléctrico apresentado em Genebra e que desvenda os traços da nova geração Leon, prevista para 2011.