quinta-feira, 22 de julho de 2010

VW Electricos E-Up, o E-Golf e o E-Jetta

Para quem é aficionado pelo VW golf, que é o modelo da volkswagen que teve mais sucesso em toda a história da marca aqui fica a nova versão eléctrica a sair daqui a 3 anos...


A VW já confirmou o lançamento dos seus primeiros veículos eléctricos para 2013, prevendo a marca que, até 2018, 3% das suas vendas globais provenham de modelos de motorização eléctrica, o que é sem dúvida um número interessante.




Em conferência de imprensa, o presidente executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou que a marca alemã prepara uma forte ofensiva de modelos com zero emissões, com o lançamento das versões eléctricas do futuro citadino Up!, Golf e Jetta, respectivamente E-Up, o E-Golf e o E-Jetta.





A marca alemã revelou recentemente o Golf blue-e-motion, protótipo equipado com um propulsor eléctrico capaz de debitar 115 cv e um binário máximo de 270 Nm, com a marca alemã a anunciar uma velocidade máxima de 140 km/h e 11,8 segundos no arranque dos 0-100 km/h. A autonomia anunciada é de 150 km.
As baterias que alimentam o motor eléctrico encontram-se alojadas no fundo da bagageira permitindo, ainda assim, um volume na bagageira de 237 litros, menos 113 litros que um Golf de motorização convencional.
A partir de meados do próximo, a Volkswagen dará inicio ao programa de testes de estrada com um total de 500 unidades e, em 2013, o Golf blue-e-motion chegará aos concessionários com o lançamento da sétima geração do modelo.


A mesma tecnologia será utilizada na versão de produção do Seat IBe, protótipo de um veículo eléctrico apresentado em Genebra e que desvenda os traços da nova geração Leon, prevista para 2011.

Test Drive Nissan Leaf

Este video foi realizado por José Prates com o test drive ao novo Nissan Leaf. Conforme foi anunciado já, o carro eléctrico da Nissan, vai custar em Portugal 34.955 euros, podendo ainda contar com um desconto de 5.000 euros que o Governo dará aos cinco mil primeiros compradores de carros exclusivamente eléctricos, ficando o preço final em 29.955 € com esse desconto.



Outra notícia do nissan leaf é que instalou um sistema chamada  «Approaching Vehicle Sound for Pedestrians» para contornar um problema que existe nos veículos electricos que é a ausência de ruído emitido pelos carros eléctricos que pode pôr em risco a vida dos peões, tal como já foi referido aqui em alguns artigos. Vários fabricantes estão a estudar formas de alertar os pões para que se apercebem da aproximação dos veículos eléctricos.
Este sistema emite um ruído dinâmico, que se vai alterando consoante o comportamento do veículo. Ao ligar, o ruído é emitido na máxima força. Com a marcha-atrás accionada, o som é intermitente e a partir dos 30 km/h, o Leaf deixa de emitir qualquer ruído.
Adicionalmente foi hoje anunciado pela EDP que a electricidade será grátis até ao final de 2011, o que é sem dúvida um estímulo adicional para todos aqueles que consideram fazer mudanças no tipo de mobilidade.

Primeiro carro eléctrico produzido em série em Portugal

A SMS – Soluções de Mobilidade Sustentável “vai começar a fabricar, já este mês de Julho”, o Little Four, o primeiro carro eléctrico produzido em série em Portugal”, revela Fabien Macaire, gerente da empresa sedeada em Fafe.
Little4 Primeiro carro eléctrico produzido em série em Portugal
Os primeiros dez veículos serão exportados para França, no âmbito de “uma encomenda de 20 carros, a fornecer até final do ano”, acrescenta o responsável.
As duas dezenas de viaturas representam “metade das vendas previstas para este ano”. Em 2011 a empresa prevê aumentar “a produção para 140 carros”.
Fabien Macaire falou à agência Lusa em Conímbriga, onde a empresa apresentou o Little Four, no âmbito de um seminário com que a ISA (Intelligent Sensing Anywhere) comemora o 20.º aniversário e assinala o “arranque oficial” do seu laboratório vivo (living lab).
Embora o motor seja importado de França, o Little Four incorpora “65% de componentes de fabrico nacional”, diz Carlos Ramos, também gerente da SMS.
Com um desenho que faz lembrar os velhos Mini Moke ou Méhari, o Little Four surgirá, para além deste, com os modelos fechado (também com dois ou quatro lugares) e comercial, cujo fabrico será iniciado em Setembro.
O modelo comercial é uma das “maiores apostas” da SMS, pois, como afirma, à Lusa, Carlos Ramos, as suas “características reúnem condições para servir as necessidades das empresas”, designadamente, das que operam em meios urbanos.
“Homologado como quadriciclo pesado”, este carro eléctrico tem uma autonomia de 100 quilómetros. A carga total da bateria demora cerca de quatro horas (carga rápida) ou seis a oito horas (carga lenta), acrescenta Carlos Ramos.
“Com tarifa bi-horária, um carregamento completo, feito durante a noite – que dá para percorrer cem quilómetros – custa 80 cêntimos”, frisa.
Além de poder ser abastecido através da rede geral de energia eléctrica que serve as habitações, este veículo também irá dispor de pontos de carregamento públicos. No final do ano deverão estar em funcionamento cerca de 300 postos, no âmbito do Mobi-e, programa de mobilidade eléctrica lançado, em Portugal, em 2009.
Com o preço de venda ao público de quase 15.000 euros, o Little Four, distribuído pela empresa portuense Ecoveículos, terá uma rede nacional de agentes, para garantir a sua assistência, embora esta “seja muito menor e mais simples do que a exigida pelos veículos tradicionais”, garante Carlos Ramos.